window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Jovem do Acre se desenvolve com cursos da Recode após realizar o sonho de lançar livro

2022-07-27T17:27:55-03:0020 de outubro de 2021|NOSSAS HISTÓRIAS|0 Comentários

A história do biólogo Mateus Gomes é conduzida de maneira apaixonada. Desde criança, quando vivia na comunidade Olivença, zona rural de Cruzeiro do Sul, no Acre, sempre demonstrou muita garra para se desenvolver, superar as limitações na estrutura que a região oferecia e conquistar os objetivos. Hoje com 22 anos e o sonho de lançar um livro realizado, o jovem não quer parar de estudar e festeja a oportunidade de aprender tecnologia com a Recode.

O gosto do jovem pela literatura começou ainda na infância. Ao contrário da maioria dos colegas, Mateus só começou a estudar aos 7 anos, já que morava em um local onde não existia escola próxima. Mesmo já encontrando os amigos alfabetizados, conseguiu aprender rapidamente e, aos 14 anos, já havia terminado de escrever o primeiro livro.

Apesar de ter a publicação em mãos, não tinha dinheiro e nem contatos que pudessem viabilizar um lançamento. Enquanto isso, conheceu a Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade, que conta com um vasto acervo de obras literárias e local para acesso à internet. Assim, não teve dúvidas: encontrou uma segunda casa.

O tempo foi avançando e, já na faculdade, o rapaz resolveu desengavetar o livro que havia preparado para lançá-lo por conta própria. Após o contato com uma editora, porém, um novo obstáculo: o valor. Precisava de R$ 1.600 para ter 100 exemplares disponíveis. O jeito, então, foi esperar e juntar cerca de R$ 400 que recebia mensalmente de uma bolsa de estudos. Em 2019, conseguiu o valor e o sonho foi realizado: “Quando os livros chegaram, não sabia o que fazer. Fiquei muito feliz. E o melhor é que fiz o lançamento na biblioteca que era a minha segunda casa”, conta Mateus.

Mateus voltou à biblioteca para lançar o livro

E se engana quem pensa que o jovem se acomodou após essa conquista tão suada. O acriano tinha apenas noções básicas de informática e descobriu que a Recode, parceira da biblioteca que tanto o ajudou, estava oferecendo formações gratuitas em temas como ferramentas digitais, inteligência artificial e realidade virtual. Então, não teve dúvidas e resolveu se inscrever: “Os cursos me ajudaram a desenvolver conhecimentos que eu não conseguiria adquirir se tivesse que pagar”, comemora ele, que pretende continuar realizando as formações no ambiente de aprendizagem virtual da Recode.

Agora, com um livro lançado, faculdade de Biologia concluída e formações completas, como “Ferramentas digitais para o mercado de trabalho”, “Gestão em empregabilidade” e “Reprogramando seu futuro”, disponibilizadas pela Recode, Mateus quer continuar escrevendo e, principalmente, estudando, sem esquecer daquelas pessoas que, como ele, têm um sonho literário: “Não desista daquilo que você sonha verdadeiramente. Eu sou a prova de que qualquer um pode conseguir, desde que esteja apto a ultrapassar as dificuldades. Nada é fácil, mas quando a gente quer, nada nem ninguém pode tirar da gente”, conclui.

Ir ao Topo