Uma parceria entre a Recode e o Sistema de Bibliotecas Públicas de Pernambuco (SBPE) tem levado o empoderamento digital a moradores de 30 municípios pernambucanos. A iniciativa é para quem quer aprender mais sobre as tecnologias ou até mesmo buscar uma requalificação profissional, acrescentando ao currículo certificados reconhecidos por grandes empresas, como a Microsoft.

De maneira gratuita e virtual, os pernambucanos podem acessar a plataforma de aprendizagem da Recode, escolher uma trilha para o empoderamento digital de preferência e começar a aprender. Caso haja dificuldades no acesso à internet ou não tenha computador ou outro dispositivo com conexão à rede, basta comparecer a uma biblioteca conveniada e estudar no próprio local, que disponibiliza os equipamentos. É o caso da Biblioteca Municipal Professora Marli Ferreira Diniz, em Triunfo, que possui seis computadores e internet para a comunidade aprender.

“A comunidade recebeu com ânimo e curiosidade a notícia da oferta das trilhas de empoderamento da Recode, especialmente por terem certificação e serem gratuitas. A tecnologia hoje é uma ferramenta inseparável do nosso dia a dia”, comenta a gestora Patrícia Vasconcelos.

Quem também comemora a parceria é a chefe da Unidade de Bibliotecas Públicas de Pernambuco, Marta Diniz. Ela ressalta que as trilhas possibilitam não só possibilidades de emprego, mas também crescimento pessoal: “O papel das bibliotecas públicas é fornecer acesso à informação de forma democrática, promovendo o desenvolvimento da cidadania. Neste momento de pandemia em que estamos inseridos, tivemos que nos reinventar e a tecnologia tornou-se indispensável, nos aproximando ainda mais”, finaliza.

As formações gratuitas estão disponíveis no site www.recode.org.br/cursos.