[:pt]

Dez bibliotecas de quatro regiões do Brasil foram premiadas por práticas de inovação, sustentabilidade e transformação social e digital em seus municípios. Esta iniciativa faz parte do nosso projeto, em parceria com o Movimento Bem Maior, que tem como objetivo fortalecer uma rede de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares e universitárias em todo o país.

Em duas edições, realizadas em 2019 e 2020, os profissionais participantes receberam uma formação diversa para que pudessem traçar uma nova programação a partir de uma pesquisa da comunidade, entendendo como a biblioteca poderia contribuir para o desenvolvimento local em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Ao todo, foram realizadas 10 formações para mais de 100 profissionais de bibliotecas. As duas fases impactaram mais de 1.400 pessoas em cursos de tecnologia oferecidos pelas instituições participantes.

O reconhecimento buscou valorizar profissionais e espaços que lideraram a elaboração e implementação de atividades inovadoras a partir das demandas identificadas em cada município. As 5 primeiras colocadas de cada fase ganham equipamentos para apoiar o uso de tecnologia em seus espaços, como notebooks (1º e 2º lugar), TV de 32″ (3º lugar), data show (4º lugar) e impressora multifuncional (5º lugar).

Todas as bibliotecas participantes estão de parabéns pelo empenho, dedicação e qualidade de suas programações para impacto social e empoderamento digital! 

Em breve, publicaremos o caderno das Melhores Práticas 2019 e 2020 no site da Recode.

Conheça as iniciativas vencedoras:

PREMIADAS DA FASE 2019

1º – Biblioteca Centro Cultural Grande Bom Jardim – Fortaleza (CE)
2º – Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade – Cruzeiro do Sul (AC)
3º – Biblioteca Pública Municipal Epifânio da Fonseca Dória – Poço Verde (SE)
4º – Biblioteca Pública Municipal de Eldorado do Sul – Eldorado do Sul (RS)
5º – Biblioteca Pública Municipal Sólon Emanuel – Tomé-Açu (PA)

PREMIADAS DA FASE 2020

1º – Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré – Vila Nova do Piauí(PI)
2º – Biblioteca Municipal Prof. Alencar Assis – São Sebastião do Paraíso (MG)
3º – Biblioteca Pública Municipal Viveiro das Letras – Porto Velho-RO
4º – Biblioteca Beatriz Schwab – Brasília (DF)
5º – Biblioteca Pública Municipal de Pojuca – Pojuca (BA)

Sobre o projeto
O Recode Bibliotecas é um programa nacional de estímulo à transformação social e digital de comunidades através do protagonismo dos espaços de leitura. Para isso, oferece apoio e formação por meio de um percurso formativo. O percurso visa o desenvolvimento de uma nova programação nas bibliotecas, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. Desde 2015, o programa já atendeu 607 bibliotecas em todos os estados brasileiros e DF. Mais de 1.000 atividades para impacto social foram realizadas pelas bibliotecas.

Saiba mais em recode.org.br/bibliotecas

[:]