O final do ano se aproxima e, com ele, podemos olhar para trás repletos de alegria pelos resultados tão expressivos que a Recode obteve durante o período. Tivemos um 2021 ainda mais desafiador, levando o empoderamento digital a jovens e adultos por meio de formações gratuitas, projetos inovadores e movimentos transformadores.

Para começar, nada do que celebrar mais um sucesso do Recode Pro. Nosso projeto para formar programadores full stack seguiu colaborando para colocar no mercado de trabalho jovens que viviam em situação de vulnerabilidade social. Grandes empresas enxergaram o potencial e apostaram na contratação desses talentosos profissionais, fazendo com que cerca de 65% das pessoas que concluíram o curso no ciclo 2020/2021 conseguissem um emprego, com os demais ainda participando de processos seletivos.

E nem deu tempo de comemorar e já emendamos uma nova fase do projeto. Ampliamos para oito o número de cidades contempladas, reunindo 360 futuros desenvolvedores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Para chegar até os selecionados, realizamos um hackathon muito especial, onde 1.300 pessoas aceitaram o desafio de criar protótipos de soluções tecnológicas para problemas que vêm atingindo diversos grupos pertencentes às minorias da sociedade brasileira. Ao todo, foram desenvolvidas 180 soluções de impacto.

Além disso, tivemos que superar os obstáculos da pandemia para não deixar os estudantes sem acesso às aulas. Ao mesmo tempo em que seguimos com nossas qualificações em tecnologia disponíveis de maneira totalmente online, nos unimos ao UNICEF para distribuir kits de conectividade, contendo telefone celular e crédito para uso da internet, para comunidades do Rio e de São Paulo.

 

Isso sem esquecer do “Janelas para o Amanhã”. Em parceria com a Petrobras, foram doados mais de nove mil computadores para escolas públicas de Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O projeto prevê capacitação em tecnologia para cerca de 2.500 alunos e 2 mil professores, com potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio até 2022.

E por falar em Educação, não podíamos deixar passar em branco uma data tão especial para os educadores brasileiros: o centenário de Paulo Freire. Celebramos o aniversário do saudoso professor com lives temáticas e um presente especial aos profissionais que seguem esse legado, com a criação da “Jornada Inspiracional da Metodologia Recode”.

As lives, aliás, movimentaram o nosso calendário ao longo do ano. Procuramos sempre fornecer qualificação, palestras, debates, oficinas e outras dinâmicas para apoiar as instituições parceiras, que se fortalecem cada vez mais como centros de empoderamento digital. Centenas de ONGs, escolas e bibliotecas públicas nos ajudaram a promover a inclusão digital de maneira brilhante.

Outro evento que já faz parte do nosso calendário é o “DigiGirlz”. Em parceria com a Microsoft, reunimos mulheres para formações, mentorias e criações de projetos para mostrar que a tecnologia não tem gênero.

Embora tantas conquistas bacanas em 2021, já estamos cheios de esperança para um 2022 ainda mais promissor. Queremos promover uma mudança sistêmica, originando políticas públicas e uma nova geração de “tech changemakers”, pessoas que usam a tecnologia para encontrar soluções a problemas que afligem as regiões e comunidades.

Um importante passo para isso é o “Games4Good”, que nasce do “Conectando seu Futuro”, parceria já consolidada com a Meta. Muito mais do que um projeto, é um legado que queremos deixar para a sociedade. O objetivo é criar uma consistente coalizão do mercado gamer para que, juntos, atletas de esports, influenciadores, políticos e empresários possam se unir para ampliar o empoderamento digital e estimular a criação de jogos eletrônicos com propósito. Dessa forma, realizamos em dezembro um desafio virtual para reunir equipes que criassem roteiros e protótipos de games que pudessem impactar positivamente a vida das pessoas no mundo real. Essa foi apenas a primeira etapa de um movimento duradouro que se estenderá pelo ano novo que está chegando.

E é assim que finalizamos 2021, com muitas ideias e soluções para aproximar ainda mais as pessoas da tecnologia, ampliando o empoderamento digital e recodificando realidades, tornando o mundo um lugar mais inclusivo, justo e sustentável.

Obrigado pela parceria neste ano!  Contamos com você para um 2022 cheio de prosperidade!