Caro (a) parceiro (a) da Recode,

Mais um ano está começando e, junto com ele, o nosso desafio de recodificar ainda mais vidas por meio do empoderamento digital. Dados do IBGE mostram que o Brasil tem 28,2 milhões de excluídos digitais, que representam 15,3% da população. Essa realidade precisa mudar!

Olhando para os nossos 28 anos de história, me enche de orgulho ver que o nosso trabalho está contribuindo cada vez mais para transformar a sociedade, com resultados expressivos, mas sei que ainda podemos fazer mais.

Por isso, as ações que realizamos são fundamentais e elas não seriam possíveis sem você, que sabe reconhecer a importância do uso consciente e cidadão da tecnologia para impactar positivamente a vida de tantas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Em 2022, alcançamos 41.299 pessoas com as nossas formações em 578 Centros de Empoderamento Digital, com o apoio de 917 educadores.

No caso do Recode Pro, por exemplo, nossa iniciativa que forma gratuitamente desenvolvedores full stack, festejamos a formatura de 612 deles, que agora estão prontos para entrar no mercado de trabalho após 540 horas de aulas sobre competências técnicas e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Tenho certeza de que o caminho desses jovens será tão promissor quanto os dos ciclos anteriores, que já contam com mais de 80% dos formados empregados. Se você quiser conhecer mais sobre o programa ou se interessou em fazer alguma contratação, entre em contato com a nossa equipe.

Ainda falando sobre soluções que colaboram para garantir a formação e a empregabilidade e acrescentando as premissas do ODS 8, que tem como foco trabalho decente e crescimento econômico, uma parceria com a Universidade Stanford, da Califórnia, deu origem a 3 Centros de Empoderamento Digital e Empregabilidade nas comunidades do Jacarezinho, da Cidade de Deus e no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. A iniciativa nasceu a partir de uma pesquisa que realizamos com eles nessas comunidades e em que identificamos as demandas da população local relacionadas aos desafios do trabalho. Agora, com a colaboração da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio, estamos prontos para ampliar ainda mais a atuação nessa área em 2023. 

Como emprego é sempre uma enorme necessidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, nós ampliamos em 2022 a oferta de formações voltadas para a qualificação profissional de quem busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Uma delas é o Power Platform, que mostra como esse conjunto de aplicativos de software de inteligência de negócios, desenvolvimento e conectividade pode ser útil para a conquista de uma posição.

Aqui na Recode, nós também olhamos para quem está nas salas de aula do Brasil, mostrando que a transformação também pode vir dali. No Recode Escolas, empoderamos estudantes e 2 mil professores de 285 escolas públicas do país, oferecendo conteúdo programático previsto pela Base Nacional Comum Curricular e estimulando o desenvolvimento de competências ligadas à área de tecnologia.

Não poderíamos deixar de celebrar, também, a realização de atividades presenciais nos CEDs. Promovemos SuperAulas, painéis de profissões, encontros com profissionais de tecnologia, entre outras formações gratuitas nos espaços apoiados e patrocinados por empresas. Os chamados Centros de Empoderamento Digital foram, mais uma vez, fundamentais nessa missão de levar o conhecimento tecnológico às comunidades de todos os estados brasileiros e de outros 11 países, onde estamos atuando. Essa é uma ação que queremos reforçar agora em 2023. 

No novo ano, vamos ampliar a nossa atuação na região da Amazônia, implementando ações que beneficiem os povos da floresta. Lançaremos também uma nova turma do Recode Pro, focada na preparação de jovens líderes indígenas como desenvolvedores full stack juniores. Vamos fortalecer ainda a estratégia de captação de recursos via lei de incentivo fiscal. Neste contexto, uma iniciativa será implementada na Maré, no Rio de Janeiro, que vai usar a realidade virtual para debater questões de gênero associadas à vida das mulheres que moram na região.

Queremos fazer com que este ano seja ainda mais especial, reforçando o nosso impacto colaborativo.

Tenho certeza de que, com a sua parceria, teremos um 2023 cheio de conquistas e o fortalecimento ainda mais expressivo do empoderamento digital!

Um forte abraço,

Rodrigo Baggio

Fundador e CEO da Recode