window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-20732535-1');

Trabalhar com games: 3 dicas de carreira na área que mais cresce no mundo

2022-07-27T16:50:40-03:0021 de outubro de 2021|DESTAQUE|0 Comentários

Mais do que entretenimento, a área de games é uma das que mais crescem no mundo, gerando oportunidades e novas frentes de trabalho. Somente no Brasil, o mercado de games tem uma receita anual de 1,3 bilhão de dólares, segundo o relatório Brazil Digital Report.  Na pandemia, transações financeiras feitas dentro das principais plataformas de jogos foram as que mais cresceram em 2020, segundo um estudo feito pela VISA.

Se você pensa em se tornar um profissional da área, saiba que esse pode ser o melhor momento! Listamos algumas áreas de trabalho dentro do universo de games para quem quer atuar nesse segmento. Confira!

  1. Roteirização

Um roteirista de games trabalha para projetar a história de um jogo, bem como desenvolver a base de diálogos entre personagens existentes. É o profissional responsável por pesquisar ideias para enredos, coordenar o desenvolvimento do script e supervisionar a produção criativa e de programação para garantir que a narrativa atenda às necessidades da jogabilidade. É recomendado que, para essa carreira, o profissional possua habilidades atreladas à escrita criativa e conhecimento em construção de storyboard e gêneros literários.

  1. Game design

Responsável por projetar e criar todo layout de um jogo, esse profissional cria os cenários, personagens, estética e animações de telas por meio de softwares de imagem e edição. Um game designer ainda participa das etapas de criação da história, contexto, narrativa e desenho de todos os ítens e elementos que deverão ser programados. Ter criatividade é uma habilidade imprescindível para quem deseja atuar nessa posição.

  1. Programação (Desenvolvimento de Games)

Responsável pela programação a partir do roteiro criado pelo designer. Esse profissional é geralmente quem trabalha desde as etapas iniciais do processo de desenvolvimento de um jogo, aplicando as linguagens e ferramentas de programação necessárias para construir o game. É ele que cria os comandos dentro do software e a lógica para que jogo saia como idealizado.

Quero trabalhar com games. E agora?

Muito além de gostar de games, o profissional que decide seguir qualquer uma das carreiras listadas acima, deve reunir algumas habilidades essenciais para a área, como ser criativo, gostar de tecnologia e programação, saber trabalhar em equipe e estar atento às tendências do mundo digital. Como qualquer outra área, trabalhar com games exige perseverança e dedicação. É importante investir tempo e estar disposto a aprender várias técnicas e habilidades necessárias para ter sucesso na área.

Ir ao Topo